A maioria dos gestores já ouviu falar sobre avaliação de desempenho, mas, por incrível que pareça apenas uma pequena parcela coloca em prática essas métricas que podem ajudar suas empresas a lucrarem definitivamente mais.

Neste artigo vamos falar de 4 diferentes questionários dessa poderosa ferramenta que trará excelentes benefícios no curto, médio e longo prazo para seu negócio. Escolha qual deles se encaixa melhor em sua organização!

Fique por dentro dos principais modelos de Avaliação de Desempenho

  1. Avaliação 360°:

Conhecida como avaliação multidirecional, esse tipo de pesquisa relaciona as mais diversas áreas da companhia, possibilitando desvendar dados sobre o relacionamento e o desempenho de superiores, colegas, subordinados e parceiros.

Principais vantagens: Crescimento pessoal e profissional, melhoria no desempenho das pessoas e da organização, melhoria na comunicação, aumento produtividade.

Principal desvantagem: Desinteresse por parte dos funcionários quando não há uma explicação clara dos passos para a implantação da avaliação 360 graus e de como o processo irá ocorrer,  pois os funcionários que não conhecerem a importância do processo certamente não estarão engajados com o restante da equipe.

Escrevemos um outro artigo sobre o assunto, clique no link abaixo  para ler:

http://blog.softwareavaliacao.com.br/o-que-e-feedback-360-graus/

  1. Desempenho de gestão:

No Desempenho de gestão o foco é a gerência corporativa, avaliada pela sua atuação em relação à acessibilidade, clareza de planejamento,  facilidade de relacionamento e de comunicação com seus subordinados.

Principal vantagem: Os superiores ficam mais acessíveis às opiniões dos seus pares e subordinados.

Principal desvantagem: Exposição das falhas da gestão na empresa.

  1. Desempenho de equipe e departamento:
    As equipes de gestão são questionadas sobre a eficácia da atuação de seu time e departamentos subordinados, analisando honestidade, clareza e comunicação entre os membros da equipe.

Esse questionário é usado para médias e grandes empresas, as quais possuem seus departamentos e equipes bem definidos. Note que esse questionário não se encaixa a pequenas empresas aonde, geralmente, um funcionário desempenha múltiplas tarefas.

Principal vantagem: Equipes mais engajadas e produtivas.

Principal desvantagem: Em uma equipe é inevitável que ocorra choque de opiniões, personalidades e estilos. Alguns participantes têm dificuldade de aceitar ideias diferentes das suas e outros pontos de vista, portanto, esse questionário irá expor esses pontos negativos podendo ocorrer conflitos maiores entre alguns membros da equipe e departamentos.

  1. Desempenho do colaborador:

Nessa avaliação, o foco é os funcionários da corporação, considerando a visão de superiores, colegas e parceiros sobre funcionários de uma área ou setor específico.

Principal vantagem: Funcionários que possuem facilidade de comunicação e espírito de equipe ficam em evidência na companhia; esse questionário auxilia a empresa na tomada de decisão para retenção de talentos!

Principal desvantagem: A não implementação de treinamentos específicos para desenvolvimento do colaborador implica diminuição na produtividade.

Já imaginou como seria desenvolver essas estratégias altamente eficazes na sua empresa de uma forma simples e rápida? Nós podemos te ajudar!

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