Imagine se houvesse uma maneira de estruturar seu dia de modo que você pudesse aumentar em 10x a produtividade no trabalho.

Imagine se as coisas que você precisasse fazer para alcançar esse nível de produtividade não fossem tão difíceis.

E se tudo o que você precisasse fazer, fosse criar alguns pequenos hábitos na parte da manhã, alterar o seu dia no trabalho um pouco e fazer algumas poucas coisas à noite?

Mudanças nada drásticas, apenas sendo mais conscientes e construindo hábitos em sua rotina.

Pois você pode!

Também recomendamos fortemente o curso do Paulo Vieira, O Poder Do Foco, que ensina técnicas para melhorar seu foco.

Não diga que você não tem tempo suficiente. Você tem exatamente o mesmo número de horas por dia que foram dadas a Helen Keller, Pasteur, Michelangelo, Madre Teresa, Leonardo da Vinci, Thomas Jefferson e Albert Einstein.

Produtividade no Trabalho

Todos nós temos a mesma quantidade de tempo no dia que todos os outros. O truque então, é otimizar o que você faz com esse tempo.

Neste post, compartilharei exatamente o que você precisa fazer para criar a programação diária perfeita para a produtividade no trabalho.

A primeira coisa que você precisa entender, antes de olhar para qualquer dica: é importante mudar a sua mentalidade.

Tudo é sobre trabalhar mais esperto, não mais difícil. Não há necessidade de multitarefas, nem necessidade de trabalhar horas extras.

Eu mesmo falo que trabalhar 40 horas por semana não é mesmo necessário se você for eficiente no que você faz. Há uma abundância de exemplos de empresas que atuam deste moto e tem ótima produtividade no trabalho.

 

O Poder Da Rotina Da Manhã

Tudo começa pela manhã.

As coisas que você faz na primeira hora ou duas de quando você acordar irão configurá-lo para o resto do seu dia.

Você pode optar por desperdiçá-la, verificando Facebook, ou tirar proveito dela fazendo coisas como exercícios e um café da manhã saudável.

Lembre-se de que sua energia e força de vontade são as mais altas no início do dia, então aproveite isso.

Aqui estão algumas coisas que eu recomendo fazer desde o momento em que você acorda até o momento em que você vai para o trabalho.

  1. Comer um bom café da manhã saudável. Ovos, frutas, aveia, abacate são coisas que irão aumentar a sua produtividade. Não pule o café da manhã. Sua produtividade no trabalho será arruinada durante o dia.
  2. Exercício. Não tem que ser muito. Se você puder ir para a rua e caminhar durante 15-20 minutos, já é incrível, mas mesmo se você fizer algumas flexões no seu quarto, será bom também. A chave é impulsionar sua energia para começar seu dia.
  3. Meditar. Novamente, isso não tem que ser por muito tempo e não requer muito esforço. Você pode aproveitar o banho pós exercícios e ficar 5 minutos em silêncio para acalmar-se e preparar-se para um dia produtivo no trabalho e feliz.
  4. Leia algo intelectual. Eu não digo verificar o Facebook ou as 10 listas do Buzzfeed. Eu digo algo que o ajudará crescer e avançar como uma pessoa.

Produtividade no Trabalho

Todas essas coisas encaminham você para um dia de muita produtividade no trabalho.

Que horas você acorda e começa a fazer isso não é tão importante. A parte importante é ser consistente e construir essas coisas como hábitos em sua vida:  deve virar sua rotina.

Você quer entrar no trabalho cheio de energia, pronto para tirar o máximo proveito do seu tempo lá.

A maneira perfeita de trabalhar

Infelizmente, muitas pessoas acreditam que ser produtivo é trabalhar horas a fio durante o dia, mesmo durante suas horas de almoço por exemplo.

Isso leva ao trabalho que precisa ser revisto e às vezes refeito.

Além disso, há muitas distrações durante o dia, tanto pessoais,  como profissionais.

A melhor maneira de trabalhar, então, é trabalhar em torno de seus níveis de energia e remover tantas distrações quanto possível.

Vejamos as três abordagens mais comuns para fazer isso.

1. A Técnica Pomodoro

A Técnica Pomodoro foi inventada pelo empresário italiano Francesco Cirillo no início dos anos 90. É chamado de “Pomodoro” após o tomate em forma de temporizador que ele usou para cronometrar seu tempo (Pomodoro quer dizer Tomate em Italiano).

É um método de trabalho para ficar super focado em uma única coisa de cada vez. A única coisa que você precisa é de um cronômetro e bloquear todas as distrações.

A técnica é muito simples.

  1. Escolher e listar as tarefas a serem executadas;
  2. Ajustar o cronômetro para o tempo desejado (geralmente 25 minutos);
  3. Escolher a tarefa inicial;
  4. Trabalhar na tarefa escolhida até que o alarme toque. Se alguma distração importante surgir, anotá-la e voltar o foco imediatamente de volta à tarefa;
  5. Quando o alarme tocar, marcar um “x” na lista de tarefas;
  6. Se houver menos de 4 marcações, fazer uma pausa curta (3-5 minutos);
  7. Se houver quatro pomodoros marcados, fazer uma pausa mais longa (15-30 minutos), zerando a contagem de marcações e retornando ao passo 1.

As etapas de planejamento, controle de tempo, gravação de registros e visualização são fundamentais para a técnica.

Na fase de planejamento de tarefas, são priorizados os itens que devem ser feitos no dia. Isso permite que os usuários possam estimar as tarefas que exigem maior esforço.

Como cada pomodoro refere-se a um período indivisível de 25 minutos, que deve ser registrado na lista, é possível fazer uma auto-observação de como o tempo é gasto.

Um objetivo essencial da técnica é reduzir o tempo das interrupções, adiando outras atividades que interrompam o pomodoro.

Produtividade no Trabalho

2. O Ritmo Ultradiano

Mais de 50 anos atrás, um pesquisador do sono chamado Nathaniel Kleitman descobriu que à noite, quando dormimos, passamos por um período de sono profundo, depois de sono mais leve.

Este processo leva 90 minutos.

O ritmo ultradiano é usado para definir um dos três ritmos biológicos e cíclicos do nosso corpo.

Falamos de ritmos circadianos para tarefas de aproximadamente 24 horas, infradianos para períodos maiores que 28 horas e ultradianos para tudo que funciona em ciclos de 90 a 120 minutos.

Vamos nos focar neste último, pois vários dos momentos cíclicos do nosso corpo são ultradianos: batimentos cardíacos, circulação do sangue, apetite, piscar… e a saúde mental.

Pense no seu dia típico de trabalho: você consegue ficar produtivo, focado e com energia o tempo inteiro? Todo o tempo?

Em vez de pensarmos em quanto trabalho podemos executar em 8 horas, o certo não seria pensar quanto podemos executar em 90 minutos?

Entre 90 e 120 minutos, nossa mente e corpo nos dão sinais de que precisam descansar e mudar a atividade mental e física. Sempre tem aqueles momentos em que a concentração cai (olá, redes sociais), a produtividade no trabalho se vai e sua mente começa a divagar.

São justamente os momentos depois dos 120 minutos. Ignorar estes sinais nos leva a fadiga, stress e outros sintomas físicos e psicossomáticos. Ou adotando estimulantes como cafeína, nicotina e álcool.

A maneira como você trabalha aqui é através de sprints de 90 minutos e, em seguida, fazer uma pausa de 20 minutos.

 

3. Sprints de 52 minutos

Um estudo realizado pelo Grupo Draugiem usou um aplicativo de computador chamado DeskTime para rastrear os hábitos de trabalho dos funcionários.

Eles mediram quanto tempo as pessoas gastavam em várias tarefas e compararam isso com seus níveis de produtividade.

O estudo descobriu algo fascinante:

A duração do dia de trabalho não importava. Mais importante foi como as pessoas estruturaram seu dia. Em particular, as pessoas que religiosamente faziam pausas curtas eram muito mais produtivas do que aqueles que trabalhavam mais horas.

Os trabalhadores mais produtivos em seu estudo trabalharam para sprints de 52 minutos, seguido de uma pausa de 17 minutos.

 

A única coisa que todas essas técnicas têm em comum é um esforço concentrado, deliberado de trabalho por um período de tempo definido e, em seguida, uma pausa.

Não necessariamente importa qual deles você irá escolher, ou se você vai criar o seu próprio método de produtividade no trabalho, mas a chave é trabalhar por um determinado período de tempo em uma coisa e, em seguida, fazer uma pausa.

A pausa é a parte mais importante porque permite recarregar e se preparar para o próximo sprint.

A importância das pausas na produtividade no trabalho

Produtividade no Trabalho

No estudo do Grupo Draugiem, o principal achado foi que as pessoas mais produtivas eram ótimas em fazer pausas.

Você precisa fazer estas pausas religiosamente.

Você precisa usá-las bem, não apenas sentar lá verificando Facebook

Aqui está o que eu recomendo que você faça em seus intervalos:

  1. Ir para uma caminhada, isso relaxa e o torna mais criativo;
  2. Faça pequenos lanches, eles são importantes para manter seu corpo em boa forma;
  3. Ir conversar com um colega de trabalho, os amigos no trabalho são uma grande parte de sua felicidade no trabalho;
  4. Meditar. O poder da meditação é enorme, e você realmente não precisa de muito tempo para ver os efeitos;
  5. Vá buscar um copo de água. Muitas pessoas esquecem de ficar hidratadas no trabalho;

A Rotina Noturna

Há algumas coisas importantes que você pode fazer à noite que irão ajudá-lo a configurar seu corpo para o dia seguinte.

O sono é muito importante para sua produtividade no trabalho, então você precisa ter certeza de que está fazendo tudo o que pode para ter um bom sono e ter um bom começo na manhã no dia seguinte.

Aqui estão quatro coisas que você deve fazer à noite para se certificar de que você está otimizando sua rotina noturna.

1. Reveja seu dia
Tome alguns minutos para pensar em seu dia e se você puder, lista três coisas que você está orgulhoso de realizar nesse dia. Podem ser pequenas coisas, mas essa reflexão aumentará sua felicidade e gratidão.

2. Definir metas para o próximo dia
Você será capaz de obter uma vantagem em seu dia se,na noite anterior, você já planejar duas ou três coisas que você gostaria de realizar.

Anotá-los e verificá-los quando você acordar.

3. Otimizar para o seu melhor sono
O sono é tão importante para a sua saúde e produtividade, você deve fazer tudo o que puder para ter o melhor sono possível.

Isso significa que não deve verificar o seu telefone antes de dormir, não assistir à TV antes de dormir, fazer o seu quarto o mais escuro possível, etc.

Faça tudo o que puder para ter certeza de que você terá um bom sono.

Resumindo:

  • Acorde sem verificar os e-mails ou o Facebook;
  • Tenha uma boa rotina de manhã: coma um café da manhã saudável, faça exercícios, medite;
  • Trabalho em sprints, trabalhando em apenas uma coisa de cada vez;
  • Faça pausas freqüentes no trabalho e use-as sabiamente;
  • Não trabalhe horas extras ou tente fazer várias tarefas, simplesmente não funciona;
  • À noite, reveja o seu dia e faça o seu melhor para ter uma boa noite de sono;
  • Construa essas rotinas como hábitos.

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