A avaliação de desempenho tem dois objetivos básicos: manter uma comunicação transparente com o colaborador e alinhar os objetivos da empresa com os objetivos do colaborador. Pensando nestas duas premissas, é fácil definir o motivo para implementar a avaliação. Por exemplo, o objetivo da avaliação de desempenho na sua empresa pode ser:

  • Ajustar o perfil do colaborador ao local de trabalho que ele mais se identifica;
  • Aperfeiçoar os talentos do colaborador;
  • Indicar se o colaborador aplica as qualificações exigidas pelo cargo;
  • Indica o colaborador com potencial para promoções;
  • Gerar aumentos salariais;
  • Diagnosticar necessidades de treinamentos;
  • Demonstrar evolução dos colaboradores;
  • Gerar motivação e satisfação no trabalho.

 

Se a sua empresa tem um índice alto de rotatividade de colaboradores e as equipes acabam saindo desgastados pela troca de profissionais, você precisa implementar a avaliação de desempenho para descobrir o motivo da insatisfação doscolaboradores. Você está perdendo clientes por conta da alta rotatividade, que faz com que a empresa perca credibilidade no mercado? Então este é mais um motivo para aplicar a avaliação, com o objetivo de motivar os colaboradores a se desenvolverem internamente.

Consultorias externas

Se a sua empresa não possui tempo ou pessoal que consiga planejar uma estratégia sólida para aplicação da avaliação de desempenho, é aconselhável a contratação de consultorias externas, que possam reunir-se com a sua diretoria para avaliar as necessidades mais urgentes da empresa, estudar quais seriam as metas mais urgentes e montar um plano em longo prazo. Os objetivos de cada organização com a avaliação de desempenho são muito particulares e não existe uma regra de aplicabilidade.

Lembre-se que a avaliação de desempenho não é um remédio que cura com apenas uma dose.

É um processo que exige um esforço estratégico. Se você acredita que a implementação da avaliação de desempenho irá deixar os colaboradores felizes e mais produtivos, é preciso analisar se, junto com a avaliação, a empresa possui aporte para manter um processo contínuo, que inclua plano de carreira, cursos, treinamento, participação nos lucros, etc.

Se você está tendo problemas com a reputação da sua empresa e acha que a avaliação poderá melhorar isso, para que se tenham melhores resultados, as avaliações devem ser periódicas e com padrões definidos para todos os cargos existentes na organização.

Devem ser monitoradas continuamente as evoluções dos avaliados, para ter dados mais reais para realimentá-la.

 

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