Saiba os benefícios da Avaliação de Desempenho em uma empresa. Este processo desenvolve a carreira dos colaboradores e, consequentemente, favorece a empresa.

Implementar um processo de Avaliação de Desempenho numa empresa não é tarefa fácil, porém quando esta é aplicada com eficiência os resultados podem ser vistos claramente e todos os colaboradores unem esforços para um propósito em comum.

Segundo o autor brasileiro Idalberto Chiavenato, a Avaliação de Desempenho é um processo que serve para julgar ou estimar o valor, a excelência e as qualidades de uma pessoa e, sobretudo, a contribuição desta pessoa para o negócio da organização. Só que conseguir estimar o valor de um colaborador é um trabalho árduo e que exige preparação.

A importância do feedback

Chiavenato também reforça o sistema de feedbacks. Ele afirma que toda pessoa precisa receber feedback em relação a seu desempenho para que saiba como está performando no seu trabalho. Sem esse retorno, todo mundo caminharia às cegas dentro de suas funções.

Outro ponto positivo dos feedbacks é facilitar para a empresa o acesso a como as pessoas desempenham suas atividades e identificar os possíveis talentos.

Conheça a Avaliação Participativa por Objetivos

Chiavenato aponta seis etapas de Avaliação Participativa por Objetivos. Confira:

  1. Formulação de objetivos de forma consensual (gerente e colaborador);
  2. Comprometimento pessoal para alcançar os objetivos ;
  3. Negociação dos recursos e meios necessários para alcançar os objetivos (materiais, equipamentos, equipe de trabalho, treinamento e desenvolvimento, outros);
  4. Desempenho (colaborador escolhe seus meios de alcançar os objetivos);
  5. Monitoramento constante dos resultados (autoavaliação, se necessário o gerente o auxilia);
  6. Feedback intensivo e contínuo (o colaborador precisa saber como está seu trabalho).

Neste tipo de avaliação, o foco é no futuro e não na apreciação do passado. A metodologia ajuda o planejamento de uma empresa e quando aplicada com efetividade pode melhorar o planejamento estratégico da organização, o acompanhamento do progresso e a revisão final dos resultados conquistados. Nas palavras de Chiavenato, “a avaliação de desempenho constitui um poderoso meio de resolver problemas de desempenho e melhorar a qualidade do trabalho e a qualidade de vida dentro das empresas”.

Com a avaliação por desempenho, a empresa também consegue enxergar problemas de supervisão de pessoas, integração de equipes, dissonâncias e desaproveitamento de talentos internos. Esse modo dinâmico de avaliação colabora com a continuidade de planos estratégicos para a organização, pois avalia constantemente empregados e gestores de uma maneira consensual e benéfica.

Gostaria de aplicar todos esses métodos e estratégias eficazes na sua organização? Fale com a gente!

Acesse este link e experimente GRATUITAMENTE o Software Avaliação.

Sim! Eu quero saber os benefícios do Software Avaliação

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>