Abaixo listamos os 3 principais receios e preocupações dos avaliados acerca da avaliação a que são submetidos. Confira:

  1. Falta de reconhecimento

Os colaboradores trabalham duro e querem ser reconhecidos. Assim, o processo de avaliação de desempenho é o momento de reconhecer o trabalho que os seus colaboradores desempenham tão arduamente, e eles esperam que seu trabalho seja reconhecido pelos seus gerentes, e não apenas as falhas.

Vale lembrar que o objetivo principal da Avaliação de Desempenho é ajudar no desenvolvimento da carreira dos colaboradores e fazer com que eles sejam mais produtivos para a empresa.

  1. Medo do futuro

Os colaboradores temem que fatores como permanência no emprego,  o aumento de salário ou promoção de cargo dependam de alguma coisa que seja exposta da avaliação.

Eles também pensam coisas como?

  • E se houver mudança na gestão?
  • O novo gestor estará a par dos feitos positivos dos empregados?
  • Haverá uma prova real dos meus trabalhos desempenhados para a empresa?

Ajude-os a  compreender que a avaliação faz parte da cultura da empresa e estará arquivada sempre para a consulta dos gestores.

  1. Intenções do gestor

Os colaboradores podem imaginar que a demora dos resultados da Avaliação de Desempenho podem estar relacionados a questões negativas, como por exemplo: o gestor estar articulando a demissão ou troca para um cargo inferior, por exemplo.

Quando na realidade o motivo da demora de divulgação dos resultados está relacionada a falta de tempo ou compromisso com o processo. Você, profissional de recursos humanos, pode ajudar. Verifique se avaliações estão concluídas, e se não, lembre gerentes para fazerem o seu melhor para fazê-las no tempo.

Por isso, tranquilize os colaboradores e os deixe sempre informados do andamento da avaliação.

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