Toda a empresa precisa se basear em algum número para avaliar os resultados. Os indicadores de desempenho são os principais, eles vão nortear as decisões tomadas por diretores e gerentes e, de fato, indicar se as metas estão mais próximas ou não. Por isso, são chamados de KPIs (do inglês Key Performance Indicator), devido a importância para o negócio.

Indicadores de desempenho podem – e devem – ser aplicados tanto para a empresa, mas também para os seus colaboradores, independente do cargo que ocupam. Desta forma, é possível estabelecer metas e compará-las com informações coletadas, para verificar em quais itens a empresa e  os colaboradores estão melhorando ou piorando, bem como comparar com os resultados de anos anteriores, facilitando a avaliação sobre o desempenho da empresa e de cada setor.

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O que são indicadores de desempenho?

De maneira resumida, podemos afirmar que um Indicador de Desempenho é um valor quantitativo que possibilita a empresa medir o que está sendo executado e gerenciá-lo de forma adequada para o atingimento das metas organizacionais ou departamentais planejadas. Como o próprio nome sugere, um indicador é uma métrica que indica algo útil, relevante e que ajuda na tomada de decisões.

Existem diversos indicadores de desempenho, específicos para cada finalidade. Exemplos de indicadores de desempenho: indicadores de desempenho de processos, indicadores de desempenho de qualidade, indicadores de desempenho de vendas etc. Cada um deles apropria-se de métricas singulares para avaliar resultados.

Para que esses indicadores de desempenho tenham uma contribuição significativa no controle da empresa, primeiro é necessário entender o planejamento estratégico e ter objetivos claros na hora da definição das metas que devem ser alcançadas.

A partir daí, a elaboração e a gestão dos indicadores de desempenho podem ser direcionadas para o monitoramento da evolução dos resultados da empresa e dos colaboradores. Eles vão servir como referência para o processo de tomada de decisão e a criação de estratégias de melhoria.

Aplicando indicadores de desempenho organizacional

Para avaliar o desempenho dos colaboradores o ideal é que o setor de Recursos Humanos esteja munido de alguma ferramenta específica de avaliação. Atualmente existem vários tipos de avaliação de desempenho, compatíveis para diferentes tipos de empresa. Veja mais sobre os tipos de avaliação de desempenho aqui.

A avaliação de colaboradores ocorre, basicamente, a partir da análise de metas e competências. As metas estão ligadas a métricas quantitativas, como número de clientes novos, contratos fechados etc. Avaliar competência é mais subjetivo, pois trata de verificar se o colaborador evoluiu ou não em determinado comportamento ou habilidade.

É importante sempre fazer os dois tipos de avaliação de desempenho, para poder desenvolver o colaborador e cobrar novas metas. Uma troca justa para ambos os lados. Nesse sentido, definir indicadores de desempenho é fundamental para avaliar se os objetivos estão sendo atingidos.

KPIs importantes para “avaliar” pessoas

1 – Taxa de turnover: para chegar na taxa de turnover da sua empresa, pegue o número de funcionários que deixaram a sua empresa e divida pela número médio de funcionários da empresa. Se você tem um número alto de turnover, vale examinar a cultura da empresa, benefícios dos empregados, etc. Aprenda reverter a taxa de turnover com esse artigo aqui.

2- Percentual de procura por vagas: quando a sua empresa tem um percentual qualificado de candidatos para vagas abertas na empresa, é sinal que o mercado reconhece você como um bom local de trabalho e de valorização profissional.

3- Satisfação:  colaboradores felizes vão trabalhar mais e melhor.  Por isso é importante medir a satisfação de cada um deles e buscar maneiras de aumentar o índice de satisfação dos funcionários.  Esse indicador de desempenho pode ser medido de diferentes formas e precisa estar atrelado à cultura empresarial.

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