Drawing of a man climbing up the stairs

Os profissionais estão mudando e, por consequência, o mercado também ou vice versa. Por isso, é cada vez mais comum que colaboradores demandem das empresas um Plano de Desenvolvimento Individual, que alinhe necessidades pessoais com objetivos profissionais.

O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é um plano de ação, composto de ações de desenvolvimento, de responsabilidade do avaliado e/ou da empresa,  que levará o indivíduo de um estado atual para um estado desejado.

Imagine-o como um roteiro para escrever sua história ideal. Entretanto, a vida não é um trajeto linear. Neste sentido, o PDI deve servir como suporte para que o profissional não perca o foco, dando passos estratégicos, que estejam alinhados com um objetivo maior, de longo prazo.

plano-desenvolvimento-pessoal

Como elaborar um Plano de Desenvolvimento Individual

Montar um Plano de Desenvolvimento Individual requer tempo e atenção, uma vez que você vai precisar analisar diversos segmentos de sua vida,  visitar o passado, entender o presente e pensar o futuro.

Para ajudar você nessa tarefa, elaboramos uma lista de 4 etapas, que irá ajudá-lo a começar seu Plano de Desenvolvimento Individual

1.Saiba para onde quer ir

É preciso ter sempre em mente onde você se encontra atualmente e para onde quer ir. Sendo assim, é importante analisar seu estado atual e o estado desejado. O objetivo do profissional deve estar muito bem definido, flexível e aberto às diversas possibilidades para que o Plano de Desenvolvimento Individual seja considerado eficaz.

Observe todas as áreas de sua vida e avalie seu nível de satisfação com cada uma.

Busque uma visão abrangente, incluindo aspectos como família, carreira, relacionamento, saúde, espiritualidade, finanças, qualidade de vida, equilíbrio emocional e tudo que envolva seu universo.

Assim, você tem maior clareza sobre o que precisa e o que não precisa melhorar.

2.  Alinhe expectativas 

Faça uma análise do seu estado atual e do estado desejado pela sua empresa. Ambas as partes devem estar na mesma direção, para que a soma de esforços traga resultados satisfatórios para todos.

Mapeie suas competências, técnicas e comportamentais, e analise pontos fortes os não tão fortes.

Nesta perspectiva, aspectos como características pessoais, habilidades e conhecimentos, que somados formam as competências do profissional, são critérios primordiais para qualquer PDI.

3. Elabore um plano de Ação

Agora é hora de sair do campo das ideias e definir as ações concretas que levarão ao alcance do objetivo desejado e elaborar estratégias que contribuirão positivamente no caminho a ser trilhado.

Eleito o objetivo e feito o diagnóstico, o plano já pode ser iniciado demonstrando os pontos a desenvolver e ações necessárias. Inclua ações de desenvolvimento que requeiram novos conhecimentos e aperfeiçoamento do comportamento. Isso quer dizer que, se forem elencados treinamentos, deverá haver uma contrapartida de ações que demonstre a aplicação deste novos conhecimentos.

Vale lembrar que o prazo é fundamental para a realização das ações.

4. Tenha um tutor

Embora seja de responsabilidade do profissional segui-lo, o ideal é que ao longo do cumprimento do Plano de Desenvolvimento Individual, haja um coach ou mentor, para auxiliá-lo a manter o foco na direção do estado desejado.

A necessidade de mostrar avanços periódicos a um tutor faz diferença no esforço de seguir o plano à risca.

Caso este tutor não seja o seu gestor, mantenha-o informado de seu progresso.

Deseja aplicar o PDI em sua empresa de forma prática e fácil?

produtividade

Fique tranquilo! Com o Software Avaliação você conseguirá aplicar muito facilmente, visto que com a ferramenta você conseguirá acompanhar todo o processo juntamente com os seus colaboradores e seus gestores.

Ao final do processo, você terá acesso a dezenas de relatórios, planilhas e gráficos personalizáveis conforme sua necessidade.

Nós da Software Avaliação, já ajudamos mais de 200 Empresas no Brasil e no exterior e podemos ajudar você também na aplicação do PDI.

Clique no link abaixo para uma breve apresentação do Software Avaliação, e saiba como nossas ferramentas podem ajudar você a liderar sua equipe a alcançar suas metas e objetivos.

>> Clique Aqui e conheça o Software Avaliação Gratuitamente <<

Comments are closed.