Avaliação de Desempenho 360º

A avaliação 360º da Menvie Software permite identificar o desempenho do colaborador sob a visão de todos os níveis hierárquicos, mensurando em relatórios completos e com análises fiéis, as médias de pares, subordinados, gestores e auto avaliação.

Dentre outras várias saídas, relatórios personalizáveis como o ranking de cargos e competências permitirão uma mensuração ágil e prática de resultados.

Todas as pessoas que fazem parte do círculo de atuação de um funcionário no local de trabalho fornecem um feedback confidencial sobre seu desempenho – e não apenas seu superior. Esse feedback possui grande valor pois também trás maior credibilidade e justiça à avaliação de desempenho por ter foco de análise em múltiplas perspectivas.

A credibilidade é um dos pontos chaves do processo e depende principalmente de dois elementos: o anonimato de quem dá as informações e o sigilo destas.

A avaliação 360º pelo Software de Avalição de Desempenho permite identificar o desempenho e potencial do colaborador sob a visão de todos os níveis hierárquicos, mensurando em relatórios completos e com análises fiéis, as médias de pares, subordinados, gestores e auto avaliação. Dentre outras várias saídas, relatórios personalizáveis como o ranking de cargos e competências permitirão uma mensuração ágil e prática de resultados. Avaliação de Desempenho 360 graus

Também podemos afirmar que é uma forma mais complexa de avaliação, que exige muito mais da equipe, porém, na maioria dos casos apresenta ótimos resultados, visto que a visão da avaliação é mais completa, não dependendo apenas de um único avaliador, sendo embasado por diversos pontos de vista.

Esse método de avaliação também evita alguns conflitos entre o colaborador e a empresa, pois se entende que a avaliação não parte da empresa diretamente, mas também de todos os pares do colaborador.

O avaliado recebe respostas de avaliação do superior imediato, dos seus pares em mesmo nível hierárquico e também dos seus subordinados, além de realizar sua própria autoavaliação.

Benefícios: os avaliados possuem a vantagem de ter várias visões sobre seu trabalho e comportamento, tendo feedback não somente de uma única avaliação, mas de vários, tornando-a o mais abrangente possível e sendo mais aceita por quem recebe os resultados.

Ponto fraco: se não for feita de forma isenta, pode gerar atritos entre toda equipe e desconforto até que outra avaliação seja realizada. Para solucionar tal problema, é preciso treinamento de toda a equipe e conscientização em massa do profissionalismo e bom senso que devem ter ao efetuar a avaliação de desempenho. Não existe lugar para “revanches”…

 

Vantagens do Feedback de 360 graus

Justiça: Menos resultados “artificiais” e possibilidade mais ampla de checar o real desempenho do colaborador.

Credibilidade: Diante da comparação de opiniões divergentes é possível refletir e concluir, que se a maioria dos avaliadores possui a mesma opinião qual o ponto de vista que reflete a real atitude / comportamento / desempenho do colaborador.

Exatidão: Maior equilíbrio diante dos variados pontos de vista expostos.

Motivação: A motivação depende diretamente do envolvimento da pessoa no processo e quando se fornece feedback se está sendo motivador através da comunicação. A exposição do ponto de vista dos pares incentiva o avaliado às mudanças de comportamento.

Valor: Probabilidade maior de os colegas de trabalho serem mais específicos no feedback comportamental.

 

Como funciona Avaliação de Desempenho 360 pelo Software de Avaliação?

  • Definição de avaliadores para cada avaliado, sem restrição da quantidade de participantes
  • Possibilidade de distribuição de pesos diferentes para cada avaliador
  • Avaliações anônimas
  • Relatórios anônimos ou não conforme sua preferência
  • Distribuição de pesos diferentes para cada competência

Análise Ampla de resultados:

  • Relatório individual com média de respostas por comportamento observável e competências, nível hierárquico (pares, suboados, auto avaliação, gestor)
  • Relatório individual com média de respostas por comportamento observável e competências por avalidor (anonimo ou não)
  • Gráficos comparativos, permitindo a visualização das médias das notas dos pares, subordinados, gestores e auto avaliação;

 

feedback

O método de feedback de avaliação 360 graus foi usado pela primeira vez na década de 1940. Análogo aos vários pontos em uma bússola, o método 360° oferece a cada colaborador a oportunidade de receber feedback sobre o seu desempenho a partir da visão de seu supervisor, colegas, subordinados e clientes.

Este tipo de feedback é uma ferramenta de avaliação que incorpora as opiniões de todos os que observam e são afetados pelo desempenho de um avaliado.

  • Quais colaboradores devem participar?

Normalmente, esta ferramenta é usada para colaboradores de nível médio e sênior. A complexidade das suas funções permite que a organização gere dados suficientes provenientes de todas as partes interessadas para uma avaliação significativa.

  • Quais organizações devem usar este método para avaliar o desempenho dos colaboradores?

A maioria das organizações que investem no desenvolvimento do empregado deve usar a ferramenta de 360 graus para avaliar o desempenho e o potencial da equipe e permitir que os empregados possam mapear sua carreira com base no amplo feedback.

Essas organizações devem levar em conta o feedback de 360 graus do colaborador antes de tomar uma decisão importante sobre a carreira do profissional.

Os resultados gerados pelo feedback de 360 graus são muitas vezes utilizados pela pessoa que o recebe para planejar o treinamento e o desenvolvimento.

Os resultados também são utilizados por algumas organizações na tomada de decisões administrativas, tais como o pagamento ou promoção.

  • Quem são os atores que irão fazer a avaliação 360º?

Quem poderá avaliar um colaboardor: seus colegas, gerentes (ou seja, superiores), subordinados, clientes, fornecedores/ vendedores/ qualquer um que entra em contato frequente com o profissional e pode fornecer informações valiosas  em relação ao seu desempenho.

  • A avaliação 360º possui 4 componentes

  1. Autoavaliação: dá uma chance para o empregado olhar para seus pontos fortes e fracos, bem como suas realizações e, a partir daí, julgar o seu próprio desempenho.
  1. Avaliação do superior: constitui a parte tradicional da avaliação 360º, onde o desempenho é avaliado pelo superior;
  2. Avaliação do subordinado: dá uma chance de julgar o empregado sobre parâmetros como habilidades de comunicação e motivação, a capacidade de superior a delegar o trabalho, qualidades de liderança etc.
  3. Avaliação pelos pares: a resposta dada por pares pode ajudar a evidenciar habilidades  para trabalhar em equipe, como cooperação e sensibilidade para com os outros.
  • Vantagens de avaliação de 360°

  1. Oferecer uma visão mais abrangente sobra o desempenho dos colaboradores;
  2. Melhorar a credibilidade da avaliação de desempenho;
  3. O feedback ajudará a fortalecer o auto-desenvolvimento;
  4. Aumenta as responsabilidades dos empregados com seus clientes.
  5. O mix de opiniões pode dar uma avaliação mais precisa.
  6. Opiniões recolhidas a partir de diversas equipes faz com que o processo seja mais acertado;
  7. As pessoas que se subestimam, muitas vezes, são motivadas apenas por comentários de outras pessoas.
  8. Se mais pessoas tomam parte no processo de avaliação de desempenho, a cultura organizacional da empresa tende a se tornar mais assertiva.
  • Desvantagens de avaliação 360 graus

  1. Toma muito tempo e pode ser complexa para administrar;
  2. A extensão do feedback pode causar problemas e tensões entre os avaliados.

Como vimos, as vantagens do processo são maiores que as desvantagens. Por isso, é preciso avaliar com calma a implantação do processo em sua empresa, o que certamente irá impactar positivamente no desenvolvimento do colaborador.

Deseja aplicar Avaliação De Desempenho?

Clique no link abaixo e experimente gratuitamente  o Software Avaliação e descubra como pode ser  fácil e rápido aplicar em sua empresa.

>>Sim! Quero experimentar o Software Avaliação !