Avaliação de Desempenho 360º

A avaliação 360º da Menvie Software permite identificar o desempenho do colaborador sob a visão de todos os níveis hierárquicos, mensurando em relatórios completos e com análises fiéis, as médias de pares, subordinados, gestores e auto avaliação.

Dentre outras várias saídas, relatórios personalizáveis como o ranking de cargos e competências permitirão uma mensuração ágil e prática de resultados.

Todas as pessoas que fazem parte do círculo de atuação de um funcionário no local de trabalho fornecem um feedback confidencial sobre seu desempenho – e não apenas seu superior. Esse feedback possui grande valor pois também trás maior credibilidade e justiça à avaliação de desempenho por ter foco de análise em múltiplas perspectivas.

A credibilidade é um dos pontos chaves do processo e depende principalmente de dois elementos: o anonimato de quem dá as informações e o sigilo destas.

A avaliação 360º pelo Software de Avalição de Desempenho permite identificar o desempenho e potencial do colaborador sob a visão de todos os níveis hierárquicos, mensurando em relatórios completos e com análises fiéis, as médias de pares, subordinados, gestores e auto avaliação. Dentre outras várias saídas, relatórios personalizáveis como o ranking de cargos e competências permitirão uma mensuração ágil e prática de resultados. Avaliação de Desempenho 360 graus

Também podemos afirmar que é uma forma mais complexa de avaliação, que exige muito mais da equipe, porém, na maioria dos casos apresenta ótimos resultados, visto que a visão da avaliação é mais completa, não dependendo apenas de um único avaliador, sendo embasado por diversos pontos de vista.

Esse método de avaliação também evita alguns conflitos entre o colaborador e a empresa, pois se entende que a avaliação não parte da empresa diretamente, mas também de todos os pares do colaborador.

O avaliado recebe respostas de avaliação do superior imediato, dos seus pares em mesmo nível hierárquico e também dos seus subordinados, além de realizar sua própria autoavaliação.

Benefícios: os avaliados possuem a vantagem de ter várias visões sobre seu trabalho e comportamento, tendo feedback não somente de uma única avaliação, mas de vários, tornando-a o mais abrangente possível e sendo mais aceita por quem recebe os resultados.

Ponto fraco: se não for feita de forma isenta, pode gerar atritos entre toda equipe e desconforto até que outra avaliação seja realizada. Para solucionar tal problema, é preciso treinamento de toda a equipe e conscientização em massa do profissionalismo e bom senso que devem ter ao efetuar a avaliação de desempenho. Não existe lugar para “revanches”…

 

Vantagens do Feedback de 360 graus

Justiça: Menos resultados “artificiais” e possibilidade mais ampla de checar o real desempenho do colaborador.

Credibilidade: Diante da comparação de opiniões divergentes é possível refletir e concluir, que se a maioria dos avaliadores possui a mesma opinião qual o ponto de vista que reflete a real atitude / comportamento / desempenho do colaborador.

Exatidão: Maior equilíbrio diante dos variados pontos de vista expostos.

Motivação: A motivação depende diretamente do envolvimento da pessoa no processo e quando se fornece feedback se está sendo motivador através da comunicação. A exposição do ponto de vista dos pares incentiva o avaliado às mudanças de comportamento.

Valor: Probabilidade maior de os colegas de trabalho serem mais específicos no feedback comportamental.

 

Como funciona Avaliação de Desempenho 360 pelo Software de Avaliação?

  • Definição de avaliadores para cada avaliado, sem restrição da quantidade de participantes
  • Possibilidade de distribuição de pesos diferentes para cada avaliador
  • Avaliações anônimas
  • Relatórios anônimos ou não conforme sua preferência
  • Distribuição de pesos diferentes para cada competência

Análise Ampla de resultados:

  • Relatório individual com média de respostas por comportamento observável e competências, nível hierárquico (pares, suboados, auto avaliação, gestor)
  • Relatório individual com média de respostas por comportamento observável e competências por avalidor (anonimo ou não)
  • Gráficos comparativos, permitindo a visualização das médias das notas dos pares, subordinados, gestores e auto avaliação;